Como fazer atividades físicas

Prática de exercícios físicos
A prática regular de exercícios físicos pode produzir efeitos salutares no controle e tratamento da obesidade. Para tanto, deve-se manter o controle de algumas variáveis importantes na prescrição dos exercícios, tais como: freqüência, duração e intensidade. Variáveis essas, devidamente controladas e orientadas por um profissional habilitado na área de exercícios.

Alongamento
Por ordem de importância, é a atividade que deve iniciar e finalizar qualquer outra atividade física. Pode não parecer, mas tem gasto calórico considerável, mesmo sendo lento e, por vezes, monótono. Ele trabalha os grandes e pequenos grupos musculares e proporciona o relaxamento do corpo. A prática diária previne lesões, como o estiramento muscular. Para melhores resultados, pratique-o regularmente, sem forçar articulações e sem sentir dor.

Ajudando na malhação
Procure usar roupas leves, tênis e meias confortáveis;
Utilize o espelho sempre que possível para corrigir sua postura;
Faça os exercícios dentro do seu ritmo, sem forçar;
Procure fazer todos os exercícios da forma correta;
Não dispense o alongamento. Ele é fundamental para dar elasticidade aos músculos, para que você não se machuque durante os exercícios;
Beba muita água antes, durante e depois da malhação, para hidratar;
Deixe sempre à vista uma toalha, para limpar o suor: é higiênico e garante a segurança, pois evita que você escorregue quando estiver utilizando algum aparelho;
Faça os exercícios, de preferência, pela manhã ou no fim da tarde. Nunca, depois do almoço.

Caminhada
A caminhada é um bom exercício para todos, pois vamos usá-la a vida toda. Tente caminhar num ritmo um pouco acelerado por cerca de uma hora. Escolha um horário tranqüilo, preferencialmente pela manhã. Evite ruas com muito tráfego e poluição. Para melhores resultados, mantenha a sua freqüência cardíaca em torno de 70 % da sua freqüência cardíaca máxima. Não caminhe se tiver problemas nos joelhos ou nos pés que lhe causem qualquer desconforto com o exercício.

Corrida
Este é um excelente exercício para quem apresenta aptidões. Melhora as condições cardiovasculares e é uma das melhores maneiras de queimar gordura. Se não executada adequadamente e se a musculatura de coxas e pernas não estiverem fortes o suficiente, em longo prazo, poderá causar a diminuição da massa muscular e provocar sérias lesões. Trabalha os músculos das coxas, pernas e quadris.


Comentários: